Editorial Boletim OTIUM 7- Ainda comemoramos o 10º Aniversário da OTIUM.

Antes de concluir o ano de 2016 é importante lembrar que, neste ano, a OTIUM completa 10 anos. Um tempo nada desprezível, para uma associação que encontra seu principal sustento no compromisso com as entidades e pessoas que a representam. Durante este período foi realizada uma série de projetos e atividades, que vão desde a formação até a pesquisa conjunta, passando pela transferência científica e social. Queremos destacar, em especial, três linhas de ações prioritárias que têm permitido consolidar a Rede e seu papel como entidade científica, de referência no âmbito do lazer e da recreação. Em primeiro lugar, a criação do Boletim OTIUM em março de 2015. Uma iniciativa orientada a difundir as ações da Rede e a produção científica especializada, de maior relevância no campo do lazer e da recreação em países ibero-americanos. Em segundo lugar, a assinatura de acordos e de relações institucionais com outras associações e redes, tais como WLRA (Associação Mundial de Recreação e Lazer), ANPEL (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer) ou a Red OcioGune de Equipes de Pesquisa em Lazer.

Este quadro de relações institucionais, junto com uma progressiva incorporação de novas universidades que desejam associar-se a OTIUM, são provas da expansão e consolidação desta Rede pioneira em Estudos do Lazer nos países ibero-americanos. Finalmente, a realização dos Encontros Científicos Internacionais da OTIUM, em torno a diferentes temáticas que, com periodicidade anual e sede em distintas universidades membros, congrega pesquisadores, profissionais e instituições sensíveis ao tema central que o lazer e a recreação estão desempenhando, nos novos modelos de desenvolvimento das sociedades presentes e futuras. Até o momento foram realizados dez encontros científicos. O último, em junho de 2016, no OcioGune do Instituto de Estudios de Ocio da Universidad de Deusto. Um encontro especialmente gratificante, pois, nele foi comemorado o nosso 10º aniversário. Foram dez anos de trabalho intenso, expectativas, oportunidades e desafios coletivos que temos enfrentado com entusiasmo e responsabilidade, convencidos da relevância do trabalho da OTIUM, a favor de um lazer mais justo, inclusivo e sustentável.

Não quero concluir estas primeiras palavras, como Presidente da OTIUM, sem agradecer profundamente ao professor Manuel Cuenca, fundador desta Rede, aos seus dez anos de intensa dedicação a esta associação na qualidade de presidente. Obrigada Manuel, pelo seu constante apoio e colaboração no passado, presente e futuro da OTIUM.

María Jesús Monteagudo

Presidenta