Como Participar?

Como Participar?2019-06-25T16:07:05+00:00

Há duas formas de participar da Associação OTIUM: como entidade membro ativo, de pleno direito, e como investigador(a) associado(a), apoiando as ações da Associação, a partir de uma instituição membro e  suas atividades de investigação.

1. Como ENTIDADE MEMBRO

Podem ser ENTIDADE MEMBRO da OTIUM as pessoas jurídicas que reúnam as seguintes condições:

• Interesse nos objetivos da OTIUM;
  • Desejem aderir à missão e visão do Projeto e, portanto, subscrevem o protocolo de constituição da Associação;
  • apresentem um percurso de ação coerente com a missão e os valores do Projeto  da Associação;
  • Constituam um centro de estudos ou equipe interdisciplinar que aborde a investigação e formação em torno do fenômeno do ócio e desenvolvimento no contexto acadêmico;
  • Sejam admitidos pela Assembleia Geral da OTIUM.

Procedimento para associar-se como  ENTIDADE MEMBRO da OTIUM

As entidades que desejem pertencer à Associação devem enviar seu pedido por escrito para o correio eletrônico otium@deusto.es, com a seguinte documentação:

• Carta de solicitação de admissão na OTIUM aprovada e assinada pelo representante máximo da entidade, faculdade ou departamento, a partir do qual é enviada a solicitação;
  • Carta de consentimento do Reitor da Universidade, ou representante máximo da entidade solicitante, em que se notifique a pessoa ou pessoas (máximo duas) que a representarão oficialmente na Associação OTIUM;
  • Breve relatório em que se justifique a motivação para ser admitido como membro integrante da OTIUM, e em que se reconheça, de forma concisa, a vinculação e trajetória da entidade solicitante com o fenômeno do ócio, do lazer e da recreação, tanto em termos de formação quanto de investigação;
  • Dados pessoais (incluindo fotocópia de Passaporte e/ou Documento Nacional de Identidade e breve Curriculum Vitae da(s) pessoa(s) que representará(ão) oficialmente a universidade solicitante na OTIUM;
  • Contar com o aval de duas entidades membro da OTIUM;
  • Comparecer, na qualidade de entidade convidada (antes de sua adesão definitiva à Associação), ao Encontro Internacional que a OTIUM celebra anualmente.
  1. Como INVESTIGADOR/A ASSOCIADO/A

Podem ser investigadores/as associados/as à OTIUM aquelas pessoas físicas que, de forma individual e por meio de uma das entidades membro dessa Associação, solicitem e sejam admitidas para colaborar em suas ações através de trabalhos de investigação e/ou de outros possíveis relacionados com os objetivos da OTIUM.

Para a solicitação desta candidatura, a pessoa deve:

• Preencher o formulário de solicitação de adesão, com seus dados e outras questões relativas ao seu perfil profissional;
  • Enviar uma carta formal de solicitação de adesão à OTIUM como investigador/a associado/a para o correio eletrônico otium@deusto.es. Esta solicitação deve ser acompanhada de uma carta de apoio, assinada por uma pessoa representante da Universidade membro da OTIUM, com a qual mantenha alguma relação (laboral, institucional, realização de estudos etc.);
  • Enviar via e.mail (otium@deusto.es) Curriculum Vitae atualizado e 01 (um) trabalho de investigação que, em caso de ser admitida sua candidatura, será compartilhado com toda a Rede. Deve-se também informar que se trata de um trabalho inédito ou já publicado. Em qualquer dos casos, o/a autor/a necessita dar sua autorização para que o trabalho seja compartilhado.

Cada candidatura será avaliada pelos demais membros da OTIUM. A decisão adotada será comunicada oficialmente.

Os investigadores associados terão os seguintes direitos:

• Fazer parte da Rede OTIUM e poder fazer contato com os demais membros da Rede;
  • Receber informações de interesse;
  • Ter acesso às publicações da Rede e de seus membros;
  • Participar nas sessões dedicadas aos investigadores associados no Encontro anual da OTIUM;
  • Possibilidade de participação acadêmica nos encontros anuais da OTIUM, de acordo com as diretrizes propostas a cada momento;
  • Descontos em eventos, jornadas e programas de formação da OTIUM;
  • Participação em projetos internacionais de investigação propostos pela OTIUM.